Visita da REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES e do PLANO NACIONAL DE LEITURA

O dia 24 foi especial para o Agrupamento de Escolas da Lourinhã: recebemos, na E.B. Dr. Afonso R. Pereira e na Escola Secundária, a Dr.ª Filomena Cravo, do PNL, e o Dr. António Nogueira, da RBE. A visita integrou-se no âmbito do acompanhamento ao projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, dinamizado pela Biblioteca Escolar em articulação com a Educação Especial.
Este projeto, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Socioeducativos, tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura (inclusiva) para todos os alunos.
As bibliotecas do AEL sempre foram bibliotecas inclusivas, todavia, a adesão a este projeto incrementou as atividades em parceria com a educação especial, no âmbito da leitura e da literacia, e criou todo um conjunto de oportunidades, inexistentes até então, que vão da preparação e fruição de atividades conjuntas à angariação de equipamentos e materiais que potenciam o desenvolvimento de diversas competências, em particular, da leitura. O facto de o projeto ser apoiado pela Fundação PT também trouxe mais-valias aos intervenientes, nomeadamente, através do acesso a alguns equipamentos digitais.
Assim, no dia 24, os alunos da sala de Multideficiência, outros alunos da Educação Especial e as alunas do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância proporcionaram a todos várias histórias, contadas de acordo com as suas habilidades e competências.
Os alunos da Sala da Multideficiência contaram a história O Bicho Estranho, com recurso a um enorme bicho fofinho, que perdia ou ganhava todos os seus pedaços, de acordo com a história. Os alunos da Educação especial narraram, com recurso a um teatrinho, a história O Pequeno Azul e o Pequeno Amarelo, e as alunas do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância apresentaram O Cuquedo, com um enorme livro de texturas diferentes e personagens colantes.
Todos estes alunos prepararam as suas atividades com o apoio dos seus vários professores e foi uma excelente voltar a ouvir e a ver histórias narradas em linguagens tão diferentes e todas tão bonitas.
Parabéns a todos! Muito obrigado.