Atividades
Sessão/debate ELEIÇÕES PARLAMENTO EUROPEU

Sessão/debate Eleições Europeias

 

Decorreu no auditório da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, no dia 21 de maio, uma sessão/debate que teve como tema principal as eleições para o Parlamento Europeu do próximo dia 25.

 

Esta atividade enquadra-se num projeto Comenius entre escolas de Portugal, Espanha, Itália e Chipre e tem como tema “A crise europeia propaga-se. O que fazer?”

 

Foram convidados todos os partidos com assento parlamentar na atual Assembleia da República.

 

Estiveram presentes pelo Partido Comunista Português, José Soeiro, membro da Coligação Democrática Unitária na Assembleia Municipal da Lourinhã; pelo Partido Social Democrata, Teresa Faria, candidata ao Parlamento Europeu pela Aliança Portugal; pelo Partido Ecologista “Os Verdes”, Heloísa Apolónia, deputada da Assembleia da República; pelo Partido Socialista, Maria da Luz Lopes, candidata ao Parlamento Europeu e pelo Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, deputada da Assembleia da República.

Houve uma pequena intervenção, de 5 a 10 minutos, de cada convidado ao que se seguiu um período de perguntas/respostas onde os alunos estiveram em especial destaque.

Durante 90 minutos foram apresentadas as várias propostas dos diferentes partidos que concorrem às eleições e debatidas algumas ideias sobre a União Europeia e a importância do Parlamento Europeu na construção dessa mesma união. Foi ainda realçada a importância destas eleições por parte de todos os convidados.

Para terminar o debate foram colocadas questões pelos alunos às quais os diferentes candidatos responderam de forma objetiva e esclarecedora.

A sessão foi moderada pelo Diretor do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Bruno Santos. Perante um auditório cheio, destacaram-se as presenças do Presidente da Câmara da Lourinhã, João Duarte Carvalho e do Vereador Fernando Oliveira.