Projeto VENTOS DE POUPANÇA – Cerimónia de entrega de prémios

Realizou-se no passado dia 19 de janeiro de 2016, em Caldas da Rainha, na sede da OesteCIM, Comunidade Intermunicipal do Oeste, a cerimónia de entrega de prémios da competição escolar “Ventos de Poupança”. O evento contou com a presença cerca de 140 alunos e professores das escolas finalistas, Direções das Escolas e Agrupamentos, assim como diversos Autarcas.

O projeto “Ventos de Poupança”, competição escolar da iniciativa da Agência de Energia do Oeste (OesteSustentável), teve início em 2014, tendo culminado nesta cerimónia, e caracterizou-se pela realização de diversas atividades pedagógicas relacionadas com a eficiência energética. Nesta iniciativa participaram 43 Escolas, 30 mil alunos e mais de 120 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar dos 24 municípios do Oeste, Alta Estremadura, Seixal, Odivelas e Sintra.

A Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado – Agrupamento de Escolas da Lourinhã participou nesta iniciativa/competição, que teve como principal objetivo promover o conhecimento e prática da eficiência energética e das energias renováveis nas escolas dos municípios abrangidos pelas agências de energia OesteSustentável, Enerdura e AmeSeixal. Nesta sessão final, cada escola apresentou a sua réplica de turbina construída com materiais reutilizados.

No projeto da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado trabalharam os alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, 12ºG, sob a Coordenação do Diretor de Curso, Professor Fernando Marques da Silva.

Nesta sessão foram atribuídos os prémios finais microturbinas eólicas aos vencedores, uma sala LED como prémio de mérito e uma visita ao Centro Ecológico Educativo do Paul da Tornada para a réplica de turbina mais criativa.

Embora a equipa da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado não se tenha sagrado vencedora, foi-lhe atribuído o prémio de mérito, como forma de honrar o excelente empenho demonstrado. Esse prémio consiste na substituição da iluminação fluorescente de uma sala de aula da Escola, por iluminação a LED.

Parabéns aos alunos do Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Computadores, 12ºG, e ao seu Diretor de Curso, Professor Fernando Marques da Silva, que coordenou todo o trabalho desenvolvido pelos alunos neste projeto.

Ventos de Poupançaventospoupanca