Atividades
PROJETO PREMIADO Clima@EduMedia

A Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado foi premiada na Categoria A e agraciada com uma menção honrosa na Categoria B do Concurso Alterações Climáticas – projeto Clima@Edumedia.
A Escola integrou, desde o ano letivo passado, o projeto Clima@Edumedia, dinamizado pela Universidade do Porto e financiado pelo Programa AdaPT.
A segunda fase do projeto teve lugar no primeiro trimestre deste ano letivo e consistiu na criação e apresentação a concurso de projetos de intervenção no espaço escolar, que visassem a adaptação (cat. A), a mitigação (cat. B) ou a adaptação e a mitigação (cat. C) das alterações climáticas.
A nossa escola concorreu com três propostas, uma para cada categoria, tendo ganho com o projeto “A água – um recurso renovável na Escola” e sido premiada com uma menção honrosa para o projeto “Produção de energia fotovoltaica e Eficiência energética na Escola”.
Estes projetos foram acompanhados de peças mediáticas de várias tipologias (documentário, reportagem, entrevista, notícia), completamente elaboradas pelos alunos, desde a conceção, à pesquisa da informação, à recolha de imagens, redação de textos, entrevistas a convidados, gravações e construção dos documentos finais. Contribuíram para a concretização adequada desta atividade a formação que receberam da Universidade do Porto no ano transato, o espírito de equipa que caracterizou todo o processo e o apoio com que sempre puderam contar dos professores envolvidos.
O prémio ganho – 30 000 € – destina-se à implementação do projeto, que será acompanhada pela equipa da Universidade do Porto.
Todos os alunos e docentes que integraram este projeto, assim como a escola que beneficia de um investimento tão relevante a vários níveis, estão de parabéns.
Um agradecimento a todas as instituições que prestaram o apoio solicitado para elaboração dos projetos.

https://www.youtube.com/watch?v=a8bIzL3WDDc#t=16