Atividades
Final do Speedbooking

O Speedbooking é um concurso de que tem como principal objetivo fomentar o gosto pela leitura e pelos livros junto dos alunos mais novos.
Este concurso surge do trabalho em parceria entre os dois agrupamentos do Concelho da Lourinhã, que pretendem dar continuidade à iniciativa, tornando-a uma tradição.
O Speedbooking consiste na apresentação abreviada de uma leitura que os concorrentes tenham feito e de que tenham gostado. O público-alvo são os alunos do 3º ano, em quem se verifica já uma proficiência linguística adequada, não estando ainda sujeitos à pressão da preparação para a realização do exame-final.
Ao longo do primeiro e do segundo períodos, decorreram nas escolas várias eliminatórias com o objetivo de selecionar um só aluno concorrente por turma de 3º ano. No dia 19 de março, em plena Semana da Leitura, realizou-se a final, que teve lugar na EB da Lourinhã.
Perante encarregados de educação ou outros familiares, amiguinhos e professores, os pequenos leitores chegaram-se à frente, cada um na sua vez, para corajosamente apresentarem o livro escolhido e provarem que, para além de grandes leitores, serão, com toda a certeza, leitores para a vida. A apresentar o concurso, um par, constituído por um aluno de cada agrupamento, desempenhou a sua tarefa com elevado profissionalismo.
Todos mereciam ganhar, pelas leituras que fizeram, pelo empenho que revelaram e pela atitude determinada ao lutar contra a ansiedade de ter tantos pares de olhos fixos em si.
Todavia, segundo as regras, foi constituído um júri para avaliar todas as apresentações, que era composto por cinco elementos: em representação da Rede de Bibliotecas Escolares, a Coordenadora Interconcelhia, a Prof. Rute Nunes; em representação da Direção do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente (AEDLV), a Prof. Ilda Carvalho; em representação do Direção do Agrupamento de Escolas da Lourinhã (AEL), a Prof. Eulália Lopes; em representação da E.B. da Lourinhã, a Coordenadora de Estabelecimento, Educ.ª Elisabete Damas; em representação da equipa da Biblioteca Escolar do AEL, a Prof. Fernanda Figueira.
Havia, portanto, que avaliar todas as apresentações e selecionar três que se destacassem, no entender do júri.
Desta forma, os três primeiros lugares foram ocupados da seguinte forma: o 3º para o Diogo Machado, do A.E. D. Lourenço Vicente; o 2º para o Tomás Batista, da E.B. de Atalaia, do Agrupamento de Escolas da Lourinhã e o 1º para o Pedro Alves, da E.B. de Moita dos Ferreiros, também do Agrupamento de Escolas da Lourinhã.
Os vencedores receberam prémios idênticos que consistiram em mais uma leitura que poderão fazer. Estes e todos os outros concorrentes receberam um certificado e prémios de participação.
Os nossos parabéns e o nosso agradecimento a todos os concorrentes e a todos os docentes que contribuíram para que o concurso fosse possível.

IMG_20150319_142344