Dia do Agrupamento de Escolas da Lourinhã – 05 de junho de 2015

O Agrupamento de Escolas da Lourinhã (AEL) comemorou este ano, pela primeira vez, a 5 de junho, o Dia do Agrupamento.

Neste dia, o AEL, que reúne todos os níveis de ensino, desde o Pré-escolar ao Secundário, procurou mostrar um pouco do trabalho que é desenvolvido em todas as suas valências.

Desta forma, a escola-sede, a Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, abriu as suas portas a toda a comunidade para dar a conhecer melhor os seus espaços, mas também e sobretudo, para apresentar um vasto conjunto de exposições, de mostras de atividades, acompanhadas de agradável convívio gastronómico.

À entrada e pelos diversos locais da escola, os alunos dos Cursos Profissionais de Comunicação, de Turismo e de Turismo Ambiental e Rural recebiam e encaminhavam os visitantes, fornecendo-lhes um mapa da organização dos espaços conjuntamente com um programa, para além de outros documentos de divulgação, para possíveis interessados, da oferta formativa do próximo ano letivo e da formação oferecida pelo CQEP – Centro para a Qualificação e Educação Profissional.

Os corredores principais, que dão acesso a todos os locais da escola, apresentaram exposições de Artes Visuais e divulgaram projetos do Agrupamento e alunos de sucesso, premiados por entidades exteriores.

No átrio do PBX, os Cursos Profissionais de Técnico de Apoio à Infância e de Animação SocioCultural expuseram os materiais construídos para as atividades múltiplas, que desenvolveram na escola e fora dela, e ainda asseguraram atividades criativas com as crianças no Pátio Amarelo.

O Ginásio, complementando as diversas atividades lúdicas oferecidas no exterior para as crianças e jovens, congregou alunos de todos os níveis para uma ampla e animada mostra de desportos, de acordo com o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Nas salas de aula, o Pré-escolar, o Primeiro Ciclo, a Matemática, o programa Comenius, a Educação Especial, a Geografia e a Economia apresentaram projetos e atividades desenvolvidos, trabalhos dos alunos, uma mostra muito diversificada e riquíssima, testemunho de experiências de ensino e de aprendizagem de grande valor.

O Laboratórios de Ciências, de Biologia, de Física, de Química e de Informática e ainda a sala de Desenho proporcionaram, para além do conhecimento acerca de projetos e dos cursos, a possibilidade de experimentar diversas atividades: observação ao microscópio, análises geológicas, manuseamento de instrumentos para experiências na Física, acompanhamento da montagem de computadores e criação de software, utilização de materiais vários de Artes Plásticas na produção criativa…

No átrio da Biblioteca, a História expôs trabalhos dos alunos, integrados numa divulgação mais abrangente de informação sobre a guerra colonial. No seu interior, o Inglês e o Espanhol marcaram a sua presença, com a divulgação das culturas que lhes estão associadas e de trabalhos dos alunos, com jogos digitais para aprendizagem lúdica da língua estrangeira, muito apreciados pelos pequenos visitantes – tudo isto sob as folhas coloridas cheias de poesia, oferecida pelo Português e pela Biblioteca Escolar, em grandes estendais.

A hora do jantar encaminhou os visitantes para o espaço exterior, onde a Associação de Pais tinha preparado um delicioso e variado menu, que foi muito apreciado. Apesar do vento frio que já se fazia sentir, as saudáveis sopas, o porco no espeto e as doces sobremesas conquistaram os visitantes.  A acompanhar os prazeres gastronómicos, os jovens artistas do Agrupamento, convidados pela Associação de Estudantes, animaram o espaço: primeiro, Simão Quintans, que cantou alguns hits atuais; depois, o espetacular grupo de dança Soul Dance, composto por crianças e jovens do AEL; por último, os já famosos Deepway,  que animaram o público até quase ao final.

O átrio do refeitório, convertido numa sala de espetáculos, recebeu os alunos de Educação Musical e do Clube  de Música do Agrupamento, que apresentaram um fantástico concerto, pautado pela atualidade, pelo dinamismo e pela qualidade, e muito admirado por todos os que a este tiveram a oportunidade de assistir.

A primeira comemoração do dia do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, só possível devido à congregação de esforço das várias forças educativas, correu muito bem e foi bastante apreciada pelos mais de 1500 elementos da comunidade que nele participaram ativa ou passivamente. É certamente uma comemoração para repetir e instituir como tradição.