Cursos Profissionais – Aprendizagens em contexto real

As alunas do Curso Profissional de Técnico de Apoio à infância têm vivido inúmeras experiências, no sentido de potencializar as relações interpessoais e as atividades com o público infantil, que fará parte do seu contexto real de trabalho, após concluírem a sua formação na Escola Secundária. Simultaneamente, ao concretizarem atividades com as crianças, propiciam-lhes momentos de aprendizagem e de lazer e, em muitas situações, colaboram na promoção do livro e da leitura.

As crianças dos Jardins de Infância de Miragaia e de Ribeira de Palheiros, no dia 5 de fevereiro, receberam em Miragaia estas alunas que, por sua vez, lhes ofereceram duas histórias: O Cuquedo, contado com recurso a fantoches e a um fantocheiro e acompanhado de música ; A que sabe a Lua?, com recurso a um livro gigante e a personagens que iam sendo coladas à página à medida que a história ia sendo contada.

No dia 11 do mesmo mês, foi a vez dos alunos do 3º e do 4º ano de Atalaia receberem as suas colegas da Secundária na sua pequena Biblioteca, para uma atividade em torno do Carnaval. Partindo de uma intriga elaborada tendo como inspiração as máscaras feitas pelas próprias alunas, as crianças foram levadas a falar sobre a temática e, posteriormente, a construir mascarilhas com materiais preparados pelas colegas mais velhas e sob a sua orientação.

No dia 24, O Cuquedo foi contado, na Biblioteca da E.B. Dr. Afonso Rodrigues Pereira, aos alunos da Educação Especial, da Sala de Multideficiência, a alguns alunos do 8º ano e aos elementos da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura que nos visitaram, no âmbito do acompanhamento ao projeto Todos Juntos Podemos Ler.

Todas estas atividades resultam do esforço e do empenho das alunas e das suas professoras Ana Carolina Cruz e Cristina Siopa e têm todo apoio necessário e o agradecimento da Biblioteca.